segunda-feira, 29 de março de 2010

UM MAL CHAMADO INVEJA


o psicólogo especialista em relacionamentos, Alexandre Bez, ensina a interpretar os sinais que apontam que aquela grande amiga sente inveja de você e é, na verdade, uma traíra
Toda atenção para esse assunto, a vitíma pode ser vc...rsrsrsrs

Quando a inveja atinge um grau elevado, “o principal objetivo da pessoa se torna a destruição da vida alheia. Ela vai sempre trilhar seu caminho na base da mentira, da hipocrisia, contornando a realidade para conseguir o que quer”, diz.

O sentimento, que parte de uma incapacidade de administrar o sucesso alheio somada com frustrações pessoais, vem muitas vezes acompanhado pelo TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo), segundo o especialista.

Atitudes compulsivas, como tentar de todo jeito conquistar o parceiro da amiga, tentam controlar pensamentos obsessivos, como o sentimento de inferioridade diante da pessoa.

A inferioridade é claramente relativa – a inveja independe da relação econômica –, o que mostra que a situação toda parte, na verdade, de uma fantasia da “amiga-da-onça”. “Existe essa característica ilusória, de achar que o outro leva uma vida melhor”, explica Bez.

Caracteriza-se esse comportamento como sendo tipicamente neurótico, “mas quando a personalidade é psicótica, a pessoa pode ser imprevisível e destrutiva”, diz o psicólogo. Por isso, fique atenta.

Como detectar uma amiga-da-onça

1º sinal
A amiga apresenta um súbito e crescente interesse pela sua vida.

2º sinal
O comportamento dela muda. Em geral, ela adquire hábitos seus e também começa a lhe elogiar e bajular. A falsidade desse ato pode ser percebida facilmente em momentos de vitória e conquista seus, segundo Alexandre Bez, quando a inveja vem à tona nas expressões facial e corporal.

3º sinal
O objetivo das mudanças de comportamento se mostra mais claro: ela quer estar sempre presente. Aumenta a frequência de telefonemas, e-mails e encontros entre vocês. Muitas vezes ela participa como se a sua vida fosse a dela.

4º sinal
Ela tenta tirar proveito do relacionamento com você e frequentemente lhe imita – comprando coisas iguais às suas, por exemplo. Para Bez, entre os homens é mais comum encontrar uma “conotação financeira” na inveja. O amigo-da-onça deseja bens matérias adquiridos pelo outro. Já entre as mulheres, é freqüente o desejo pelo parceiro.

5º sinal
Se há interesse pelo parceiro, a amiga-da-onça vai provavelmente se fazer presente no ambiente de convívio de vocês dois. Na sua casa, por exemplo. Para minar o seu relacionamento com o companheiro ou com outros amigos, a invejosa poderá inventar mentiras para criar intrigas e conflitos. “O invejoso tem o dom da manipulação e o dom teatral”, alerta Bez.

6º sinal
O último e mais perigoso. “Quando a amiga-da-onça consegue seu objetivo, ela abandona tudo. A bajulação extrema, a presença constante, tudo isso desaparece”, diz o especialista. Livrar-se dessa amizade falsa é ótimo, mas o súbito desinteresse pode ser igualmente um mau sinal.

Nenhum comentário:

Doce Submissão...

Minha foto
São Paulo, Brazil